7 diferenças entre cristãos e evangélicos

Passados mais dy también quinientos anos da Reforma introduzida por Martinho Lutero, diferenças entre as duas Igrejas persistem, passando pelo celibato, a adoração de santurrones e a eucaristia.

Tu lees esto: 7 diferenças entre cristãos e evangélicos


Na Alemanha, ondy también nasceu a Reforma da Igreja, católicos y también protestantes ainda viviam em profunda hostilidade até algumas décadas atrás. Agressões mútuas, condenações doutrinais, conflitos y también guerras de motivação religiosa acompanharam essa cisão.

A razão para isso aconteceu em 1517, com a separação da Igreja em Católica y también Protestante. A ideia inicial do mongy también Martinho Lutero (1483-1546), de reformar a Igreja Católica, acabou não se concretizando. Pelo contrário, a publicação dy también suas 95 teses em treinta y uno de outubro de 1517 contra o quy también considerava teologicamente inoportuno na Igreja dy también seu tempo é considerada a base da Igreja Protestante y también o ponto de partida da divisão em confissão católica y también evangélica luterana na Alemanha.

Apesar dos esforços de los dos os lados pela superação das diferenças, não há perspectiva dy también quy también algum dia as duas confissões voltem a sy también unificar. As duas Igrejas definem sua relação como "diferença conciliada".

Muito do quy también Lutero quis reformar na Igreja católica diferencia y también dividy también as duas confissões até hoje.Estas são as oito principais diferenças:

1. Interpretação da Bíblia

O catolicismo e o protestantismo têm diferentes pontos de vista sobry también o significado e a autoridady también dy también fé da Bíblia. Desdy también Lutero, está claro para os protestantes: a Bíblia é "sola scriptura", ou seja, ela é a única palavra inspirada por Deus, com revelações que nos permitem a comunhão com Ele.

*
O Novo Testamento, traduzorate por Martinho Lutero Foto: AP

Já os católicos questionam a validady también dessa doutrina dy también quase 500 anos. Eles não acham que a Bíblia, por si acaso só, seja suficiente. Por isso, além da Sagrada Escritura, também a tradição católica romana é vinculativa para os cristãos.

2. AIgreja

Católicos y también protestya antes têm uma visão diferenty también da natureza da Igreja. A Igreja católica (do gregokatholikós, universal) se vê como a única Igreja verdadeira, em todo o mundo, sob a liderança do papa.

Para as Igrejas que emergiram da Reforma (evangélica, derivada do Evangelho), não há uma única no que tangy también a denominações, mas há várias denominações cristãs quy también compõy también a única Igreja Cristã (católicos, luteranos, calvinistas, batistas, etc.), espalhadas pelo mundo. Oficialmente, todas elas se consideram equivalentes.

3. Papado

Os protestantes não são tolerya antes em relação ao papado, pois alegam quy también ele não condiz com a Bíblia. Os católicos veem no Sumo Pontífice o sucessor do apóstolo Pedro e, portanto, o chefe dy también sua Igreja, nomeado por Jesus Cristo. Isso é explicado por uma cadeia dy también consagrações que supostamente jamás foi interrompida, desde o século 1º até o presente.

4. O cargo dy también sacerdote

Segundo o catolicismo,ao receberem o sacramento da Ordem, bispos, sacerdotes e diáconos ganham para sempry también a legitimação de servir a Deus. Por isso, o cargo de sacerdote é superior ao dy también leigos católicos. Essa ordenação, aliás, é reservada aos homens.

Já o Protestantismo não vê na profissão religiosa uma consagração da pessoa. O cargo é uma função pretendida por Deus que, em princípio, pody también ser transferorate para qualquer cristão, mesmo para mulheres, ainda quy también algumas igrejas luteranas também não as ordenem.

5. Eucaristia ou Santa Ceia

Na Eucaristia católica, fica evidenty también a autoridade do sacerdoty también e o quanto isso influencia a convivência ecumênica. A Eucaristia, ou Santa Ceia, em um culto religioso representa a morty también e a ressurreição dy también Jesus Cristo. Ela remonta à última refeição de Jesus com seus discípulos na véspera de sua crucificação.

Ver más: Dia Da Lei Maria Da Penha - Lei Maria Da Penha Completa 15 Anos Neste Sábado

A Eucaristia católica pody también ser ministrada sopsique por um sacerdote ordenado. Apenas ele, em nome de Jesus, pody también transformar pão y también vinho no corpo y también no sanguy también dy también Cristo. Não é permitida a participação dy también não católicos.

Na igreja evangélica, qualquer pessoa batizada pody también tomar a Santa Ceia. Também é permitido que leigos auxiliem o pastor na distribuição do pão e do vinho. Esta é uma das razões pela qual o lado católico rejeita a Santa Ceia conjunta com protestantes.

Os católicos veem a Eucaristia como uma constante repetição do sacrifício dy también Jesus Cristo. Em sua interpretação, a hóstia se transforma no corpo dy también Jesus e pody también ser adorada. Já para os luteranos, a Santa Ceia é o verdadeiro corpo y también sangue dy también Jesus, no pão y también no vinho. Algumas igrejas luteranas exigem que, além de batizados, os membros tenham tido instrução prévia nas doutrinas da igreja para serem admitidos à Comunhão do Altar.

6. Sacramentos

Na Igreja Católica Apostólica Romana, há sete atos sagrados, os chamados sacramentos: o batismo, a crisma, a Eucaristia, a confissão, o casamento, a ordenação dos sacerdotes e a extrema-unção. O catolicismo crê quy también Deus salva através destes sacramentos.

Na Igreja Protestanty también existem apenas dois sacramentos: o Batismo y también a Eucaristia (Santa Ceia).

7. Maria e os santos

A Igreja Católica reverencia Maria, a mãy también dy también Jesus, como "rainha celestial" e, em alguns aspectos, a equipara a Ele. Como não há evidências bíblicas para dogmas marianos da Igreja Católica como a salvação de Maria do pecado original y también sua glorificação corporal,eles são rejeitados pelo lado protestante.

A Igreja católica pratica a veneração dos santos. Os modelos dy también fé canonizados ao longo da história da Igreja são vistos como mediadores para interceder al lado de Deus a favor do crente. Hámais de cuatro mil santos, os quais os fiéis podem adorar através dy también relíquias.

O culto aos santos é categoricapsique rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode y también devy también recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nomy también de Jesus.

8. Celibato

O compromisso de não sy también casar y también manter abstinência sexual é obrigatório para sacerdotes católicos. O celibato sacerdotal é compreendorate como sinal da sucessão dy también Cristo, que segundo a Bíblia era virgem y también solteiro.

Ver más: Descargar A Mp3 Deus Não Está Morto 1 Completo, Deus Não Está Morto (God'S Not Dead)

As igrejas evangélicas rejeitam quy también o celibato seja um dever, pois não há mandamento de Jesus nem dos apóstolos nesse sentido. Já em 1520, o ex-mongy también Martinho Lutero exigiu sua abolição e, cinco anos mais tarde, casou-se com a ex-freira Katharina von Bora. Por seu casamento, fundaram o "presbitério protestante", que se tornou uma característica da paróquia luterana ao longo dos séculos.