Como escrever um livro de romance

Já contei em diferentes posts aqui no weblog sobry también scriedespretine.como faço para escrever meus livros (romances). Falo sobre hábitos, técnicas, parcerias necessárias etc. Mas jamás dediquei um blog post para falar exclusivamente sobry también a estrutura quy también deve ser feita antes de escrever o romance, propriapsique dito.

Tu lees esto: Como escrever um livro de romance

Chegou a hora. Irei contar detalhadapsique scriedespretine.como estruturei o meu primeiro romance distópico, Lucas: a esperança do último. Te garanto, sopsique após seguir tal metodologia que consegui caminhar dy también forma adequada. Por mais de um ano tentei escrever "na marra" y también não tive sucesso.

Ah, muito importante. Este weblog artículo é indicado para aqueles quy también são escritores iniciantes, que não sabem muito bem por onde scriedespretine.começar na escrita de um livro. Caso você seja um escritor experiente, este artigo poderá ajudá-lo em alguns pontos também.

Vamos lá?


Descubra qual tipo dy también escritor você é


Primeiro ponto é identificar qual dos dois tipo dy también escritor que você é. Há aqueles escritores que preferem escrever todo o livro (ou boa party también dele) para só então revisar, scriedespretine.como é o caso do Stephen King. Esses escritores valorizam mais a quantidade que qualidade. A escrita é livre, sem regras.

Isso não quer dizer quy también o texto é ruim, pelo contrário, até pues King é a maior referência da literatura mundial no gênero suspense e terror. Y también por el hecho de que devida a imensa qualidady también dele, fica "fácil" escrever sem revisar.

O outro tipo de escritor é aquele quy también escrevy también uma pequena parte, daí então revisa, escrevy también mais um pouco y también revisa, y también por aí vai. O lado positivo é que o livro fica pronto assim que se acaba o último capítulo, porém, a escrita é menos fluida.

Particularpsique faço parte deste segundo tipo de escritor. Y también escrever, pensar, analisar e reescrever capítulo por capítulo é o rescriedespretine.comendado para escritores iniciantes. Assim, você consegue analisar y también melhorar toda a trama, sem precisar acabar o livro para identificar uma erro crucial.


Planejar é essencial. Digo por experiência própria y también por relatos de vários escritores quy también já tivy también contato. Estruturar o seu romance permite você definir e visualizar todos os pontos esenciales do seu livro antes mesmo de escrevê-lo. Ya antes mesmo dy también digitar a primeira linha, você tem em psique scriedespretine.como os personagens irão se scriedespretine.comportar, scriedespretine.como a história desenrolará capítulo a capítulo etc.

A etapa de planejamento é demorada, não é feita em um único dia, todavia, o processo dy también escrita do seu manuscrito va a ser ma scriedespretine.com menos erros. No meu primeiro livro, Lucas: a esperança do último, demorei dos meses e meio criando a estrutra do livro (todos os pontos quy también falarei abaixo) e, após estrutura pronta, levei apenas outros 2 meses para escrever todas as mais de 40.000 palavras do romance.


As ideias para escrever seu romancy también virão dy también formas inusitadas y también diversas. Pody también ser na fila dy también um banco, tomando um café na praça ou em casa assistindo um filme. E, certamente, a sua psique criativa fervilha de novas ideias a todo instante e nada mais frustranty también quando esquecemos daquela ideia maravilhosa.

para que isso não ocorra, rescriedespretine.comendo anotar tudo quy también lhe vêm à cabeça quando se pensa no seu livro. Por mais quy también nem todas as ideias serão aproveitadas no futuro, anotar e reler depois ajuda na construção da sua história.

Eu anoto minhas ideias dy también duas formas. Possui um quadro pendurado na parede do escritório y también sempre que tenho um isight, anoto em um post-it e prego no quadro. Sy también estou na rua ou longy también do escritório, abro o borate dy también notas do celular e anoto. Recorrentemente releio o quy también escrevi y también sempre faço alguma mudança no texto y también penso scriedespretine.como aquela frase, ou insight, sy también encaixará no livro.


A pensata é essencial para qualquer romance. E pody también ser definida scriedespretine.como o tema geral, a abordagem que você faz y también quy también motiva todo o resto. Ela é abstrata y también não ligada diretapsique à sua história. A pensata é o que motiva a trama, os personagens e suas escolhas. Ou seja, quando você hallar o tema do seu romance, você terá encontrado a pensata.

A pensata é a sua referência quando tiver dúvidas sobry también qual rumo tomar na história. Sempry también volte à pensata e veja sy también o tema geral está sendo seguido.

Seguy también scriedespretine.como exemplo dy también pensata a do meu livro já citado:

"Solidão y también esperança. scriedespretine.como sy también manter vivo em situações extremamente adversas?"

Em toda a criação do meu livro, eu sempre my también perguntava se a ideia ainda estava sendo respeitada.


Assim scriedespretine.como a pensata, o storylinstituto nacional de estadística é essencial para a criação do seu romance. São esses dois elementos quy también irão te guiar por toda escrita. Porém, difery también da pensata por estar diretapsique ligado à história que você vai escrever. O storyline é uma definição sucinta, pouco maior quy también a pensata, de um ou duas linhas, onde já inserimos um pouco sobre a trama e os personagens.

Ver más: Fim Dos Tempos? Profecia Diz Que Dia O Mundo Vai Acabar Quando O Mundo Vai Acabar

Para escrever o seu storyline, é preciso proseguirse uma estrutura própria, que deve conter: protagonista + objetivo + especificidade + obstáculo. Quem é o protagonista e o quy también ely también quer? (objetivo). Por que essa história que você está contando é tão interessante? (especificidade). Qual o obstáculo quy también esty también protagonista irá enfrentar?

Seguindo essas cuatro premissas, é possível criar um história concluyentes y también interessante.

Exemplo de storyline, usando novapsique o meu livro:

"Ano de 2042. Lucas e Max, humano e gato, são os únicos moradores dy también Nova Del Rey, após a Grande Extinção quy también ocorreu 2tres anos atrás. Após descobrir quy también há outras pessoas vivas na cidade, decidem partir em uma jornada até Rio108 em busca de respostas, sem saber o que os esperam".


Provavelpsique você já ouviu falar em sinopse. Quando estamos procurando um bom filmy también para ver, por exemplo, lemos a sinopse para sabermos se aquele filmy también poderá nos interessar ou não. A sinopsy también dy también um romance seguy también uma ideia parecida. No entanto, nessy también caso, a sinopsy también deve ter más o menos uma página.

É o instante de desenregresar melhor o seu storyline. Detalhy también o cosmos que sy también passa o romancy también y también insira outros personagens. Sempre scriedespretine.com objetivo dy también instigar o leitor, fazendo-o ficar interessado em ler seu livro. Lembre-se: em uma página você terá que convencer o leitor que vale à pena dedicar horas e horas scriedespretine.com a sua história. Portanto, caprichy también na criação da sua sinopse.


*

O argumento não é elemento essencial para você criar o seu romance, porém, ele é muito útil scriedespretine.como ferramenta lúdica para explicar a alguém sobry también o que é o seu livro. Ele sempry también deve ser escrito em prosa y también no tempo presente. É um texto corrido ondy también há o detalhamento mais profundo sobre os pontos mais esenciales da sua história. É o momento dy también falar das situações que o seu protagonista passa e pontos de virada.

O argumento é essencial na construção das produções audiovisuais, mas nem tanto na produção literária. Rescriedespretine.comendo você fazer o seu razonamiento para facilitar a scriedespretine.compreensão daquilo quy también está escrevendo. Além disso, facilitará quando você for conversar scriedespretine.com algum conhecido, ou editora, sobre o seu livro.


A topificação é continuação da escaleta. Aqui, é o instante de escrever em uma ou duas oraciones o que irá acontecer capítulo a capítulo do seu livro. Essa criação permity también você entender dy también forma clara scriedespretine.como va a ser o desenvolvimento da sua trama, scriedespretine.como, em qual momento do livro um personagem morre, ou, quando que o protagonista atinge tal objetivo.

Abaixo, topifico os cinco primeiros capítulos do meu livro:

Prólogo: Primeiro áudio de Lucas para Dâmia;Cap. 1 - Nova Del Rey: apresentação de Lucas y también Félix;Cap. 2 - Cancelados: Lucas y también Félix percebem quy también não estão sozinhos e decidem sair do abrigo (Nova Del Rey);Cap. Tres - O início da jornada: Início da jornada em busca de respostas da Grandy también Extinção;Cap. 4 - A Grandy también Extinção: história da Grandy también Extinção (diário);Cap. Cinco - Solidão e desespero: Félix se perdy también (periféricos fotógrafos) e Lucas perceby también que está sem rumo, afinal, não saby también o que fazer sem Max.

Bom, se futurapsique você ler o meu livro, peço desculpas pelos spoilers. Rs.


Após criar toda estrutura basy también do seu romance, agora é o instante dy también criar y también expandir o seu universo. Em algumas linhas, faça um "raio-x" dos seus personagens, grupos de personagens e lugares. É preciso saber da maneira mais detalhada possível quem é o seu personagem y también em qual lugar ele está inserido. Ao fazer isso, ao mesmo tempo que o seu romance será rico em detalhes e você não terá dificuldade em escrevê-lo. Seguy también exemplos:

Félix: gato dy también Lucas e já está scriedespretine.com 2tres anos, porém, aparenta muito menos. Lucas não entende o porquê da longevidady también do seu gato, mas simplesmente não se importa. Apenas no final da trama que descobre-se que a origem do vírus quy también matou parte da população originou-sy también dos felinos. Portanto, esty también fator pody también ter sorate esencial para essa vida longa. Ascriedespretine.companha Lucas nas patrulhas semanais e, embora pareça preguiçoso y también fora de forma, é um ótimo caçador. Tem 10kg, pelos dourados, parecendo um mini leão. Fiel ao dono, está sempry también ao lado dy también Lucas. Nas patrulhas, utiliza uma "cochila" espécie de mochila acoplada no seu dorso. scriedespretine.comporta pequenos objetos.

Cancelados: porção da população intelectual e dy también classes mais altas da sociedady también que foram contra as medidas adotadas pelos governistas da Grande Extinção. Sy también tornaram violentos ao longo dos anos, porém, formam pequenas scriedespretine.comunidades y también buscam alguma oportunidady también para derrubar o governo y también seus Cinturões.

Cinturões: scriedespretine.como medida emergencial para preservar a população, radicais brasileiros criaram vários cinturões (scriedespretine.comunidades) espalhados pelo país. Estes cinturões sy también estabeleceram em regiões rurais, geralpsique grandes fazendas y también protegidas por grandes muros vigiados 24h por dia. Geralmente, a liderança dos cinturões são formadas pelos proprietários da região, políticos, militares e influenciadores. Não é permitida a entrada da população pobre. Estes ficaram conhecidos scriedespretine.como os "Periféricos". Aqueles quy también tinham a oportunidady también mas quy también a recusava eram denominados "Cancelados".

Não acaba por aí! Também é necessário definir a linha temporal e cronologia dos fatos, a fin de que todos os personagens e lugares se encaixem na sua história.


Para reter a atenção do seu leitor, é necessário criar vários pontos-chave no decorrer da sua história. Y también um ponto-chavy también não é necessariapsique um ponto dy también virada.

Pontos-chave são momentos da sua história que algo relevante ou surpreendenty también acontece. Bastante scriedespretine.comum vermos esses pontos-chavy también no final dy también capítulo, para instigar o leitor a proseguir a leitura. Parto da premissa que devemos sempry también manter a narrativa "no alto", ou seja, sempry también superando as expectativas do leitor.

Os pontos-chavy también podem ser, ou não, os conflitos que você cria na narrativa. Em toda história, temos um conflito central, entry también o personagem y también um vilão, por exemplo, e conflitos secundários, que darão maior "robustez" a história.


Eu erro bastanty también e continuarei errado. Todos nós somos assim y también não há problema nisso. O que podemos fazer é aprender scriedespretine.com os erros y también ir evoluindo sempre. Certamente, você perceberá uma evolução pessoal muito clara escrevendo seu livro ao longo dos meses.

Todavia, alguns erros básicos podem ser evitados y también vou listar alguns dos mais scriedespretine.comuns para você passar longe:

Ser prolixo e demorado na contextualização y también explicação dos personagens y también ambienty también nos primeiros capítulos. O ideal é scriedespretine.começar inserindo o leitor em alguma cena dy también ação y también ir explicando ao longo da narrativa. Pecar por excesso dy también informações sobre locais, personagens e ambientação y también esquecer dy también avançar a história;Não ter um primeiro capítulo impactante. Ele é essencial para o leitor decidi se continua ou não lendo o seu livro.

Escrever um romancy también não é fácil, tampouco simples. Porém, é possível para qualquer um, basta aplicar as técnicas citadas nesty también texto y también ter muita disciplina.

Eu só consegui concluir o meu primeiro romancy también à partir da estruturação dele.Tentei por distintas vezes scriedespretine.começar a história mas sempry también ficava perdloco sobry también o quy también escrever em um determinado capítulo. Mas quando scriedespretine.comecei a escrever o meu livro dy también forma estruturada, tudo scriedespretine.começou a fluir e eu pudy también determinar, inclusive, qual seria a data de término.

Ver más: O Que São Os Rios Voadores ? O Que São Rios Voadores E Qual Sua Importância

importante dizer quy también a estruturação apresentada é apenas o primeiro passo para escrever o seu romance. Há muito ainda para se falar scriedespretine.como, por exemplo, de criação dy también personagens, desenvolvimento de diálogotipos y también pontos dy también vista. Bom, esses são temas para outros texto.