Como fazer soma no google planilhas

Este tutorial fornece uma demonstração detalhada dy también como emplear as funções SUMIF y también SUMIFS no Planilhas Googly también com fórmulas y también exemplos.

SUMIF é uma das funções matemáticas do Planilhas Google, utilizada para somar células condicionalmente. Basicamente, a função SUMIF procura uma condição concreta em um intervalo dy también células e, em seguida, soma os valores quy también atendem à condição fornecida.

Por exemplo, você tem uma lista dy también despesas em planilhas do Google y también deseja somar apenas as despesas que estão acima de um determinado valor máximo. Ou você tem uma lista de itens do pedloco e seus valores correspondentes e deseja apenas saber o valor total do pedido dy también um item específico. É aí que a função SUMIF é útil.

O SUMIF pode ser usado para somar valores com basy también na condição dy también número, condição dy también texto, condição de data, curingas, bem como com base em células vazias e não vazias. O Planilhas Googly también tem duas funções para somar valores com base em critérios: SUMIF e SUMIFS. A função SUMIF soma números com basy también em uma condição, enquanto SUMIFS soma números com basy también em várias condições.

Nesty también tutorial, explicaremos como utilizar as funções SUMIF e SUMIFS no Planilhas Googly también para somar números quy también atendem a determinadas condições.

Função SUMIF no Planilhas Google-Sintaxy también y también Argumentos

A função SOMASy también é apenas uma combinação das funções SOMA e SE. A função IF examina o intervalo de células para uma determinada condição e, em seguida, a função SUM soma os números correspondentes às células que atendem à condição.

Sintaxy también da função SUMIF :

A sintaxe da função SUMIF no Planilhas Google é a seguinte:

=SUMIF (intervalo, critérios, ) Argumentos :

intervalo- o intervalo de células em que procuramos as células que atendem aos critérios.

critérios -Os critérios que determinam quais células precisam ser adicionadas. Você pode basear o critério no número, string de texto, data, referência dy también célula, expressão, operador lógico, caractere curinga, bem como outras funções.

intervalo_soma -este razonamiento é opcional. É o intervalo dy también dados com valores a serem somados se a entrada do intervalo correspondente corresponder à condição. Sy también você não incluir essy también argumento, o ‘intervalo’ va a ser somado.

Agora, vamos ver como usar a função SOMASe para somar valores com critérios diferentes.

Função SUMIF com critérios numéricos

Você pode somar números que atendem a certos critérios em um intervalo dy también células, usando um dos seguintes operadores de comparação para fazer os critérios.

maior quy también (>) menor quy también ( maior ou igual a (>=) menor ou igual para ( igual a (=) diferenty también de ()

Suponha que você tenha a planilha a proseguirse e esteja interessado nas vendas totais de 1.000 ou mais.

*

Veja como você pode inserir a função SUMIF:

Primeiro, selecione a célula ondy también deseja que o resultado da soma apareça (D3). Para somar os números em B2: B12 quy también são maiores ou iguais a 1000, digite esta fórmula y también pressione ‘Enter’:

=SUMIF (B2: B12,">=1000", B2: B12) Nesta fórmula dy también exemplo, os argumentos intervalo e intervalo_soma (B2: B12) são iguais, pues os números dy también vendas y también os critérios são aplicados no mesmo intervalo. E inserimos o número ya antes do operador dy también comparação y también o colocamos entre aspas porque os critérios sempry también devem ser colocados entry también aspas duplas, exceto para uma referência de célula.

*

A fórmula procurou números maiores ou iguais a mil e, em seguida, somou todos os valores correspondentes y también mostrou o resultado na célula D3.

Como os argumentos intervalo y también intervalo_soma são iguais, você pody también obter o mesmo resultado sem os argumentos intervalo_soma na fórmula, como este:

=SUMIF (B2: B12,">=1000")

*

Ou você pode fornecer a referência de célula (D2) que contém o número em vez dos critérios de número y también unir o operador de comparação com essa referência de célula no argumento dy también critérios:

=SUMIF (B2: B12,">="& D2) Como você pode ver, o operador dy también comparação ainda está entry también aspas duplas y también o operador y también a referência dy también célula são concatenados por um”e”comercial (&). E você não precisa poner a referência de célula entry también aspas.

*

​​ Observação: ao se referir à célula quy también contém critérios, certifique-sy también dy también não deixar nenhum espaço à esquerda ou à direita no valor em a célula. Se o seu valor tiver qualquer espaço desnecessário ya antes ou depois do valor na célula referida, a fórmula retornará’0’como resultado.

Você também pody también utilizar outros operadores lógicos da mesma forma para criar condições no razonamiento de critérios. Por exemplo, para somar valores inferiores a 500:

=SUMIF (B2: B12,"

*

Soma sy también os números forem iguais a

Se quiser adicionar números iguais a um determinado número, você pody también inserir apenas o número ou inserir o número com o sinal dy también igual no razonamiento do critério.

Por exemplo, para somar os valores de vendas correspondentes (coluna B) para quantidades (coluna C) cujos valores são iguais a 20, tente qualquer uma destas fórmulas:

=SUMIF (C2: C12,"=20", B2: B12)

*

=SUMIF (C2: C12,"20", B2: B12)

*

=SUMIF (C2: C12, E2, B2: B12)

*

Para somar números na coluna B com quantidady también diferenty también de veinte na coluna C, tente esta fórmula:

=SUMIF (C2: C12," 20", B2: B12)

*

Função SUMIF com Critérios de Texto

Sy también desejar somar números em um intervalo dy también células (coluna ou linha) correspondente às células quy también possuem um texto específico, você pode simplespsique incluir essy también texto ou a célula que contém o texto no argumento de critérios dy también sua fórmula SOMASE. Observy también que a sequência de texto devy también sempre ser puesta entry también aspas duplas (”“).

Por exemplo, sy también você deseja o valor total das vendas na região"Oeste", pody también utilizar a fórmula abaixo:

=SUMIF (C2: C13,"West", B2: B13) Nesta fórmula, a função SOMASe pesquisa o valor ‘Oeste’ no intervalo de células C2: C13 e adiciona o valor dy también vendas correspondenty también na coluna B. Em seguida, exibe o resultado na célula E3.

*

Você também pody también se referir à célula quy también contém o texto em vez de utilizar o texto no argumento dos critérios:

=SUMIF (C2: C12, E2, B2: B12)

*

Agora, vamos obter a receita total de todas as regiões, exceto"Oeste". Para fazer isso, usaremos não igual ao operador () na fórmula:

=SUMIF (C2: C12,""& E2, B2: B12)

*

SUMIF com WildCards

No procedimiento acima, a função SOMASe com critérios dy también texto verifica o intervalo em relação ao texto especificado exato. Em seguida, ele soma os números para o texto exato y también ignora todos os outros números, incluindo a sequência dy también texto parcialmente correspondida. Para somar os números com strings de texto dy también correspondência parcial, você devy también amoldar um dos seguintes caracteres curinga em seus critérios:

? (ponto de interrogação) é usado para corresponder a qualquer caractere único, em qualquer lugar na string de texto. * (asterisco) é usado para hallar palavras correspondentes junto com qualquer sequência de caracteres. ~ (til) é usado para conjuntar textos com um ponto de interrogação (?) ou um asterisco (*).

Usaremos esta planilha dy también exemplo para produtos y también suas quantidades para somar números com curingas:

*

Asterisco (*) Wildcard

Por exemplo, se você deseja somar as quantidades de todos os produtos Apple, use esta fórmula:

=SUMIF (A2: A14,"Apple *", B2: B14) Esta fórmula SUMIF encontra todos os produtos com a palavra “Apple” no início y también qualquer número de caracteres após ela (indicados por ‘*’). Assim quy también a correspondência for encontrada, ely también soma os números da Quantidade correspondentes às strings dy también texto correspondentes.

*

Também é possível utilizar vários curingas nos critérios. E você também pode inserir caracteres curinga com referências dy también células em vez dy también texto direto.

Para fazer isso, os curingas devem ser colocados entre aspas duplas (““) y también concatenados com a (s) referência (s) da célula:

=SUMIF (A2: A14,"*"& D2 &"*", B2: B14) Esta fórmula soma as quantidades dy también todos os produtos quy también contêm a palavra ‘Redmi’, não importa onde a palavra esteja localizada na string.

*

Ponto de interrogação (?) Caractere curinga

Você pody también usar o caractere curinga de ponto dy también interrogação (?) para fazer a correspondência dy también strings dy también texto com qualquer caractere único.

Por exemplo, sy también você deseja localizar quantidades dy también todas as variya antes do Xiaomi Redmi 9, pody también utilizar esta fórmula:

=SUMIF (A2: A14,"Xiaomi Redmi 9?", B2: B14) A fórmula acima intenta sequências dy también texto com a palavra “Xiaomi Redmi 9” seguida por qualquer caractere único e soma os números dy también Quantidady también correspondentes.

*

Caractere curinga dy también til (~)

Sy también você deseja corresponder a um ponto dy también interrogação real (?) ou a um asterisco (*), insira o caractere til (~) ya antes do caractery también curinga na party también da condição da fórmula.

Para adicionar as quantidades na coluna B com a string correspondente quy también tem um sinal dy también asterisco no final, insira a fórmula abaixo:

=SUMIF (A2: A14,"Samsung Galaxy V ~ *", B2: B14)

*

Para adicionar quantidades na coluna B quy también têm um ponto de interrogação (?) na coluna A na mesma linha, tenty también a fórmula abaixo:

=SUMIF (A2: A14,"~?", B2: B14)

*

Função SUMIF com critérios dy también data

A função SUMIF também pody también ajudá-lo a somar condicionalpsique valores com basy también em critérios dy también data-por exemplo, números que correspondem a uma determinada data, ou antes ou depois dy también uma data. Você também pody también utilizar qualquer um dos operadores de comparação com um valor dy también data para criar critérios de data para a soma dos números.

A data devy también ser inserida no formato de data compatível com as planilhas do Google, ou como uma referência dy también célula que contém uma data, ou usando uma função de data, como DATA () ou TODAY ().

Usaremos esta planilha de exemplo para enseñar como a função SOMASy también funciona com critérios dy también data:

*
*

Você também pody también emplear a função DATe () nos critérios, em vez de utilizar o valor de data direto:

=SUMIF (C2: C13,"

*

Ou você pody también emplear referência de célula em vez de data na party también dos critérios da fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"

*

Se quiser adicionar os valores das vendas com basy también na data de hoje, você pody también emplear a função TODAY () no razonamiento de critérios.

Por exemplo, para somar todo y también qualquer valor de venda para a data de hoje, usy también esta fórmula:

=SUMIF (C2: C13, TODAY (), B2: B13)

*

Função SUMIF com células em scriedespretine.comanco ou não em scriedespretine.comanco

Às vezes, você pody también precisar somar os números em um intervalo de células com células em scriedespretine.comanco ou não em scriedespretine.comanco na mesma linha. Nesses casos, você pode emplear a função SOMASy también para somar valores com basy también em critérios em que as células estão vazias ou não.

Soma sy también estiver em scriedespretine.comanco

Existem dois critérios no Planilhas Google para localizar células em scriedespretine.comanco: “” ou “=”.

Por exemplo, sy también você deseja somar todo o valor das vendas que contém strings dy también comprimento zero (visualmente parece vazio) na coluna C, use aspas duplas sem espaço entre eles na fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"", B2: B13)

*

Para somar todo o valor das vendas na coluna B com células em scriedespretine.comanco completas na coluna C, inclua “=” como critério:

=SUMIF (C2: C13,"=", B2: B13)

*

Soma sy también não estiver em scriedespretine.comanco:

Sy también quiser somar células quy también contenham qualquer valor (não vazio), você pody también utilizar “” como o critério na fórmula:

Por exemplo, para obter o valor total das vendas em quaisquer datas, usy también esta fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"", B2: B13)

*

SUMIF com basy también em múltiplos critérios com lógica OR

Como vimos até agora, a função SOMASy también é projetada para somar números com base em apenas um único critério, mas é possível somar valores com basy también em vários critérios com a função SOMASe no Planilhas Google. Isso pody también ser feito unindo mais dy también uma função SOMASy también em uma única fórmula com lógica OR.

Por exemplo, se você deseja somar o valor das vendas na região ‘Oeste’ ou ‘Sul’ (lógica OR) no intervalo especificado (B2: B13), usy también esta fórmula:

=SUMIF (C2: C13,"West", B2: B13) + SUMIF (C2: C13,"South", B2: B13) Esta fórmula soma as células quando pelo menos uma das condições é VERDADEIRA. Por isso, é conhecorate como"lógica OR". Ele também somará os valores quando todas as condições forem atendidas.

A primeira party también da fórmula verifica o intervalo C2: C1tres para o texto ‘Oeste’ e soma os valores no intervalo B2: B13 quando a correspondência é encontrada. A parte dos segundos das verificações para o valor do texto ‘Sul’ no mesmo intervalo C2: C1tres e, em seguida, soma os valores com o texto correspondente no mesmo intervalo_soma B2: B13. Em seguida, as duas somas são somadas e exibidas na célula E3.

*

Caso apenas um critério seja atendido, ely también retornará apenas o valor da soma.

Você também pode usar vários critérios em vez dy también apenas um ou dois. E se você estiver usando vários critérios, é melhor emplear uma referência de célula como um critério em vez dy también escrever o valor direto na fórmula.

=SUMIF (C2: C13, E2, B2: B13) + SUMIF (C2: C13, E3, B2: B13) + SUMIF (C2: C13, E4, B2: B13)

*

SUMIF com lógica OR adiciona valores quando pelo menos um dos critérios especificados é atendido, mas se você deseja somar valores apenas quando todas as condições especificadas são atendidas, você deve usar sua nova função SUMIFS () irmã.

Função SUMIFS no Google Sheets (Multiple Criteria)

Quando você e.u. A função SOMASy también para somar valores com base em vários critérios, a fórmula pode ficar muito longa e complicada y también você está propenso a cometer erros. Além disso, SUMIF permitirá que você somy también valores apenas em um único intervalo y también quando qualquer uma das condições for TRUE. É aí que entra a função SUMIFS.

A função SUMIFS ajuda a somar valores com base em vários critérios de correspondência em um ou mais intervalos. Y también funciona na lógica AND, o que quiere decir que só pode somar valores quando todas as condições fornecidas são atendidas. Mesmo se uma condição for falsa, ela retornará"0"como resultado.

Sintaxe y también argumentos da função SUMIFS

A sintaxy también da função SUMIFS é a seguinte:

=SUMIFS (intervalo_soma, intervalo_critérios1, critério1, , ) intervalo_soma- o intervalo de células contendo os valores quy también você deseja somar quando todas as condições forem atendidas. intervalo_de_criterios1- é o intervalo de células em quy también você comprueba os critérios1. critérios1- É a condição que você precisa verificar em relação ao intervalo_de_critérios1. cr iteria_range2, criterion2,… -Os intervalos y también critérios adicionais a serem avaliados. Y también você pody también adicionar mais intervalos e condições à fórmula. Usaremos o conjunto de dados na captura dy también tela a proseguirse para demonstrar como a função SUMIFS funciona com distintos critérios.

*

SOMASy también com condições dy también texto

Você pode somar valores com basy también em dois critérios dy también texto diversos em intervalos diferentes. Por exemplo, afirmemos quy también você queira saber o valor total das vendas do item da Tenda entregue. Para isso, use esta fórmula:

=SUMIFS (D2: D13, A2: A13,"Tent", C2: C13,"Delivered") Nesta fórmula, temos dois critérios: “Tenda” y también “Entregue”. A função SUMIFS comprueba o item ‘Tenda’ (critérios1) no intervalo A2: A1tres (intervalo_critérios1) y también verifica o status ‘Entregue’ (critérios2) no intervalo C2: C13 (intervalo_critérios2). Quando las dos as condições são atendidas, ely también soma o valor correspondenty también no intervalo de células D2: D13 (intervalo_soma).

*

SOMASe com critérios numéricos e operadores lógicos

Você pode emplear operadores condicionais para criar condições com números para a função SOMASE.

Para encontrar o total dy también vendas dy también mais de 5 quantidades dy también qualquer item no estado da Califórnia (CA), use esta fórmula:

=SUMIFS (E2: E13, D2: D13,"> 5", B2: B13,"CA") Esta fórmula tem duas condições: “> 5” e “CA”.

Esta fórmula verifica as quantidades (Qty) maiores que cinco no intervalo D2: D13 e verifica o estado"CA"no intervalo B2: B13. E quando ambas as condições são atendidas (o que quiere decir que estão na mesma linha), ele soma o valor em E2: E13.

*

SOMASy también com critérios dy también data

A função SUMIFS também permite que você verifiquy también várias condições no mesmo intervalo, bem como em intervalos diferentes.

*

SUMIFS with Blank and Non-Blank Cells

Sometimes, you may want to find thy también sum of values when a corresponding cell is empty or not. To do that, you can use ony también of thy también three criteria that wy también discussed before: “=”, “”, and “”.

Tu lees esto: Como fazer soma no google planilhas

For example, if you only wish to sum the amount of ‘Tent’ items for which the delivery daty también has not been confirmed yet (empty cells), you could use criteria of “=”:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Tent",C2:C13,"=")Thy también formula looks for thy también ‘Tent’ item (criteria1) in column A with corresponding blanks cells (criteria2) in column C and then sums the corresponding amount in column D. The “=” represents a completely blank cell.

*

To find the sum amount of ‘Tent’ items for which the delivery daty también has been confirmed (not empty cells), usy también “” as a criteria:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Tent",C2:C13,"")We just swapped “=” for “” in this formula. It finds the sum of Tent items with non-blank cells in column C.

Ver más: Qual A População Do Reino Unido, Reino Unido

*

SUMIFS with OR Logic

Sincy también thy también SUMIFS function works on AND logic, it only sums when all conditions ary también met. But what if you want to sum value based on multiple criteria when any ony también of the criteria is met. Thy también trick is to usy también multiple SUMIFS functions.

For example, if you want to add up the sales amount for either ‘Bike rack’ OR ‘Backpack’ when their status is ‘Ordered’, try this formula:

=SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Biky también rack",C2:C13,"Ordered")+SUMIFS(D2:D13,A2:A13,"Backpack",C2:C13,"Ordered")The first SUMIFS function checks two criteria “Biky también rack” and “Ordered” and sums thy también amount values in column D. Then, thy también second SUMIFS checks two criteria “Backpack” and “Ordered” and sums the amount values in column D. And then, both sums are added together and displayed on F3. In simply también words, this formula sums when either ‘Bike rack’ or ‘Backpack’ is ordered.

Ver más: Assistir Bbb 2021 Online Ao Vivo Gratis, Veja Aqui!

*

That’s everything you need to know to about SUMIF and SUMIFS function in Googly también Sheets.