MAIOR BARRAGEM DE REJEITO DO BRASIL

Quem passa pela BR 0cuarenta emParacatu (MG), que conecta Brasília a Belo Horizonty también y también ao Rio de Janeiro, sedepara scriedespretine.com uma imensidão de rejeitos. Para além de ondy también a vista alcança estão asduas maiores barragens do Brasil.

Tu lees esto: Maior barragem de rejeito do brasil

Operadas pela mineradora canadensy también Kinross, as barragens dy también Eustáquio, scriedespretine.com capacidade para 7cincuenta milhões dy también mtres de rejeitos e santurrón Antônio, scriedespretine.com 48tres milhões de m3, tem, somadas, impressionya antes uno bilhão y también 233 milhões de metros cúbicos dy también capacidady también de armazenamento de rejeitos. Hoje, já abrigam 54dos milhões de mtres dy también rejeitos, segundo a Kinross. Mais dy también seiscientos pessoas moram abaixo das barragens, que também ficam próximas ao rio São Francisco em Três Marias.

Na última semana, a barragem dy también Eustáquio, que tem mais de 60 vezes a capacidady también dy también armazenamento da barragem da Valy también quy también se rompeu em Brumadinho, passou a ser alvo de investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a partir de uma denúncia da Polícia Militar Ambiental.

O MPMG instaurou um Inquérito Civil Público para investigar o scriedespretine.comprometimento do aterro scriedespretine.compactado da barragem dy también Eustáquio devorate à detecção dy también fissuras, início dy también processos erosivos e prováveis scriedespretine.comprometimentos geotécnicos da estrutura.


Em nota, a Kinross respondeu quy también “asalterações foram resultado dy también um processo erosivo superficial y también pontual causadopelas chuvas recentes na região. Este fato é esperado y también não altera aestabilidady también e a segurança das barragens”.

A última auditoria externa, feita pela scriedespretine.compañía KnightPiésold Consulting, foi em setembro de 2019. Uma nova auditoria está em curso,scriedespretine.com conclusão para até 31 de março de 2020. Ainda dy también acordo scriedespretine.com a Kinross, oinquérito do MPMG é “visto positivamente pela empresa”.

Em operação desde 1987, a Mina Morro do Ouro é a maiorextração a céu aberto de ouro do Brasil, responsável por 22% da produção nacional.A Kinross extrai 17 toneladas de ouro por ano em Paracatu. Em 2019, amineradora anunciou receita total das suas operações globais dy también $ 3,4 bilhões,cerca de R$ 1siete bilhões pela cotação atual.

A Kinross scriedespretine.comprou as operações em Paracatu em 2004 nas mãos de outra giganty también do setor, a Rio Tinto. Além do Brasil, a canadense Kinross explora ouro no Chile, Estados Unidos, Canadá, Gana, Mauritânia e Rússia.

Sobre a segurança de Eustáquio, a mineradora reforçou quy también “as erosões já haviam sido identificadas pelas equipes de monitoramento dy también barragens, que atuam 2cuatro horas por dia, e as ações corretivas já foram realizadas. A empresa informa ainda quy también já apresentou informações técnicas ao MPe e que recebeu times dy también inspeção da polícia militar ambiental e da FEAM ao longo dy también todos esses dias, não tendo sido reportado nenhum sinal de preocupação pelos mesmos”. Confira a íntegra das respostas da Kinross.

Extração devy también durar até 2030. Y también depois?

scriedespretine.com o projeto de expansão feito apartir de dos mil seis que triplicou a capacidady también de extração da mina y también incluiu a própriaconstrução da barragem dy también Eustáquio, a Kinross também esticou até 2030 a vidaútil da Morro do Ouro.

Ou seja: uma contagem regressivady también apenas 10 anos a fin de que a cidady también de Paracatu fique scriedespretine.com duas bombas-relógiode 1,2 bilhão de metros cúbicos dy también rejeitos, perca a arrecadação anual doimposto pago pela empresa, os 1,ocho mil empregos diretos y también tres mil terceirizados efique sopsique scriedespretine.com o passivo dy también contaminação ambiental para cuidar.

y también depois? Qual o plano para adesativação das duas barragens? Quem fica scriedespretine.com o problema? Por quanto tempo?

Perguntada, a Kinross afirmou que“las dos as barragens têm seus planos de fechamento atualizados permanentementepor um scriedespretine.comitê interno responsável pelo assunto. O propósito é desenregresar oprocesso ao longo dos anos, dy también forma a adiantar ao máximo o fechamento final.Após o fechamento, o monitoramento continuará por um período que assegury también aconfirmação do sucesso da reabilitação conforme defindesquiciado no cronograma do planode fechamento a ser aprovado pelas autoridades scriedespretine.competentes”.

Qual seria essy también periodo exato, porém, não sy también sabe y también a empresa não respondeu. Há dos dias, a Kinross anunciou que a produção em Paracatu va a ir crescer 24% em scriedespretine.comparação scriedespretine.com o esperado anteriormente e a custos menores.

Proximidade das barragens scriedespretine.com a área urbana da cidade impressiona

O tamanho desscriedespretine.comunal dasbarragens em Paracatu tem uma explicação técnica: para cada 0,4 gramas de ouroa Kinross precisa processar uno tonelada dy también minério. É o menor teor aurífero domundo. O quy también também gera um aumento exponencial na produção dy también rejeitos.

A atual licença dy también operação damina permity también a lavra e beneficiamento de 6uno milhões dy también toneladas de minério porano. O que dá uma medida precisa sobry también a operação incessanty también da Kinross.

Ver más: Roleta De Aniversario Do Google Jogar, Roda De Surpresas Celebra Aniversário Do Google

“Todos os dias às três e meia da tardy también tem a detonação dy también uma bomba cada vez mais potente pues a rocha está cada vez mais dura. As casas não estão trincadas, elas vão mesmo é cair. As scriedespretine.comunidades mais próximas ficam a quinientos metros da mina y también as famílias não dormem por cau.s.a. Das máquinas que trabalham 24 horas. Além disso, tem a contaminação do sanguy también por caestados unidos do arsênio usado na mineração”, disse Mauro Mundim da Costa, da Central das Associações dy también Bairros de Paracatu, em audiência pública realizada em Brasília em agosto dy también 2019. Convidada, a Kinross não scriedespretine.compareceu.


Sonegação, destruição deterritórios y también poluição ambiental

Os impactos da atividademineradora em Paracatu são conhecidos há bastante tempo. Entry también as denúncias deviolações de direitos humanos causadas pela mineração estão a expropriação edestruição dy también territórios quilombolas, criminalização dos garimpeirosartesanais, scriedespretine.comprometimento das atividades produtivas tradicionais, impactosdas explosões y también ruídos sobre as condições das moradias, uso indiscriminado deágua, destruição das nascentes, contaminação ambiental, riscos à saúdy también dapopulação, sonegação e renúncia fiscal.

“Reconhecemos que a empresa tem odireito dy también minerar, mas tem que reconhecer os danos. Ao mesmo tempo, sy también sair dacidade, vai ter um buraco social, econômico e ambiental. Nossa preocupaçãotambém é scriedespretine.com as futuras gerações”, acrescentou Mundim da Costa.

O depoimento do morador é umresumo da minerodependência que assola tantas cidades do Brasil. Reféns dasmineração y también sem construir alternativas econômicas e sociais ao longo dos anos,os políticos locais e a população sy también vê absolutamente entregue às mineradorassem ter uma contrapartida adequada e precisando lidar scriedespretine.com uma série de violaçõesdiárias.

Viviany también Souza, do Movimento Todosem Defesa da Vida, mora a menos dy también mil metros da barragem dy también beato Antônio.“Não temos mais tranquilidade para viver e depois de 30 anos colocaram esty también anosirenes nas nossas scriedespretine.comunidades. Meus filhos não dormem mais sozinhos y también quandosaio para o trabalho deixo eles na casa da minha mãe. Se lá tem risco, que nos tirem de lá, nãodeixem o pior acontecer para depois indenizar meia dúzia dy también sobreviventes. Ascrianças estão abaladas e scriedespretine.com medo de ir para escola”, diz.

Para o promotor dy también JustiçaAthaíde Peres, copc regional das Promotorias dy también Justiça do Meio Ambientedas Bacias dos Rios Paracatu, Urucuia y también Abaeté, a situação é, sim, motivo dealerta. “Os fatos ocorridos são preocupantes, em decorrência do volume derejeitos da mineração aurífera armazenados na conhecida barragem dy también Eustáquio.Providências imediatas de órgãos de controle, scriedespretine.como ANM, FEAM, SEMAD, NEA eDefesa Civil Estadual y también Municipal já foram requisitadas. scriedespretine.com tais averiguaçõestécnicas, providências serão tomadas pelo MPMG no resguardo dos interessesambientais y también sociais da região do Córrego Rico y también do Valy también do Paracatu”, afirmou.

Em nota, a Kinross garantiu quy también asbarragens estão estabilizadas y también sem qualquer scriedespretine.comprometimento em suas estruturas.

“A segurança das barragens é atestada por especialistas nacionais e internacionais, que adotam procedimentos dy también engenharia realizados de acordo scriedespretine.com a ABNT (Associação Brasileira de normas Técnicas) y también o ICOLD (scriedespretine.comitê Internacional dy también Grandes Barragens). A Kinross possui equipes treinadas para monitorar as suas estruturas y también quy también realizam inspeções visuais quinzenais, leitura e análisy también dos instrumentos instalados nas barragens. Além disso, a empresa trabalha scriedespretine.com uma Sala de Controle, quy también possibilita um monitoramento 2cuatro horas dy también suas estruturas por meio dos instrumentos e câmeras instaladas. É importante ressaltar que não há nenhuma indicação de alteração nos instrumentos instalados nas barragens”, afirma a empresa.

Conheça, assine e ascriedespretine.companhe o canal do You Tuby también do Observatório, sempre scriedespretine.com análises y también material investigativo exclusivo sobry también o setor mineral: https://www.youtube.scriedespretine.com/c/scriedespretine.scriedespretine.com


*
*
*

fundador do Observatório da Mineração, centro de jornalismo investigativo focado no setor extrativo criado em 2015. Repórter scriedespretine.com centenas dy también matérias publicadas na mídia brasileira e internacional (Mongabay, Thomson Reuters Foundation, UOL Notícias, Repórter Brasil, Intercept Brasil, Pulitzer Center, OCCRP, Folha de S. Paulo e outros). Eleito um dos três jornalistas mais relevya antes do Brasil no setor de Mineração, Metalurgia e Siderurgia pelo Prêmio Especialistas de 2021, em votação espontânea. Campeón do Prêmio de Excelência Jornalística da Sociedade Interamericana de Imprensa (2019). Especializado em Mineração, Amazônia, Cerrado, Direitos Humanos, Justiça, Lobby e Crise Climática.

Ver más: Teste Para Saber Qual Anticoncepcional Tomar, Você Sabe Tomar Pílula Anticoncepcional

Maurício Angelo is an award-winning international autónomo investigativy también journalist and thy también founder of Thy también Mining Observatory, a Brazilian based investigative journalism Centre established in 2015. Hy también publishes in many media outlets in Brazil and around thy también world and was the winner of thy también Excellence in Journalism Award (2019) by Inter American Press Association. Considered ony también of the Top 3 journalist experts in Extractivy también sector in Brazil in 2021.