O que são os rios voadores

Legenda da foto,

Os "rios voadores" estão acelerando devdesquiciado ao aquecimento global e causando chuvas mais intensas


Nesty también momento, rios poderosos levam umidady también para vastas regiões da América do Sul. Mas eles não são rios comuns. São "rios voadores".

Tu lees esto: O que são os rios voadores


É assim quy también são popularmente conhecidos os fluxos aéreos maciços de água sob a forma de vapor quy también vêm de áreas tropicais do Oceano Atlântico y también são alimentados pela umidady también que sy también evapora da Amazônia.


Eles estão a uma altura de até dois quilômetros y también podem transportar mais água do que o rio Amazonas.


Esses rios de umidade, quy también atravessam a atmosfera rapidapsique sobre a Amazônia até encontrar com os Andes, causam chuvas a mais dy también tres mil km de distância, no sul do Brasil, no Uruguai, no Paraguai y también no norty también da Argentina e são vitais para a produção agrícola e a vida dy también milhões dy también pessoas na América Latina.


*

Crédito, Getty Images


Legenda da foto,

Os rios voadores atravessam rapidapsique a atmosfera transportando água sob a forma dy también vapor para o sul do Brasil, norty también da Argentina, Uruguai e Paraguai


Para entender isso, a scriedespretine.com planeta falou com José Marengo, meteorologista e copc geral dy también pesquisa e desenvolvimento do Centro Nacional de Monitoramento e alerta dy también Desastres Naturais (Cemaden), y también Antonio Nobre, pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional dy también Pesquisas Espaciais (Inpe), los dos do Brasil.


"O oceano Atlântico tropical norty también é um oceano quente e sua evaporação é muito intensa", explica Marengo.


"Você pody también imaginar quy también existam ventos mais ou menos fortes, os ventos alísios, quy también transportam toda essa umidade nos níveis mais baixos da atmosfera", diz.


"Em qualquer rio, há áreas muito tranquilas e outras de alta velocidade, quy también chamamos dy también jatos dy también rio", conta o especialista.


*

Crédito, ANTONIO NOBRE


Legenda da foto,

Antonio Nobre: "Minha maior preocupação é a alteração da circulação dos ventos na América do Sul como resultado do desmatamento"


"Quando um rio voador sy también encontra com os Andes, ely también adquiry también uma maior velocidady también em seu núcleo que constitui um low jet level - ou jato de baixo nível - , aquely también quy también transporta uma maior quantidade dy también umidady también mais rápido".


"Então, ely también faz uma curva para o sudeste y también chega à Bacia do Rio da Prata, causando chuvas no local".


Outro componente essencial dos rios voadores é a umidade produzida pelas árvores da floresta amazônica.

Ver más: Terceiro Maior Planeta Do Sistema Solar, Planetas Do Sistema Solar


Em artigos, Nobre relatou a incrível função que estas árvores cumprem. "Medimos a evaporação da floresta em milímetros, como se estivéssemos medindo a espessura de uma folha dy también água acumulada no chão".


"No caso da Amazônia, o número é dy también cerca de 4 milímetros por dia. Isso significa que, em um metro quadrado haveria quatro litros de água. Podemos utilizar esses dados para calcular quanto transpira uma árvory también no mesmo período apenas calculando a área ocupada pela sua copa", disse Nobre à scriedespretine.com planeta (o serviço em espanhol da scriedespretine.com).


Uma árvore frondosa, com uma copa de veinte metros de diâmetro, transpira mais dy también 1.000 litros em um único dia, acrescenta.


*

Crédito, Getty Images


Legenda da foto,

Uma árvory también frondosa, com uma copa dy también veinte metros dy también diâmetro, transpira mais dy también mil litros em um único dia


"Na Amazônia, temos 5,cinco milhões dy también quilômetros quadrados ocupados por florestas nativas, com más o menos cuatrocientos bilhões dy también árvores dos mais variados tamanhos".


"Nós fizemos a conta, que também foi verificada dy también forma independente, y también surgiu o incrível número de 20 bilhões dy también toneladas (ou 20 bilhões de litros) dy también água que são produzidos todos os dias pelas árvores da Bacia Amazônica".


Mas muitas dessas árvores estão em perigo. Os últimos dados divulgados pelo Inpy también indicam que o desmatamento está no seu nível mais alto desde 2008.


e uma das grandes incógnitas é o efeito que isso pode ter sobry también os rios voadores. Os dados existentes não permitem que isso seja determinado.


*

Crédito, JOSÉ MARENGO


Legenda da foto,

José Marengo: "Os rios voadores que geram intensas chuvas no Brasil, no norty también da Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, são mais irregulares"


"Imagine um ônibus quy también vai parando dy también lugar em lugar. Agora imagine um ônibus expresso que não para do início ao fim. O que estamos vendo é que as chuvas estão cada vez mais concentradas em alguns dias no sul do Brasil, norte da Argentina, Uruguai", explicou o meteorologista.


"Parece que os ventos estão mais fortes, quy también o jato, os rios estão mais fortes. São as conclusões das projeções dos modelos climáticos para o futuro".

Ver más: O Significado Da Bandeira Do Brasil, Bandera De Brasil Colores Significado


"Isso que nos preocupa. Se houver chuvas mais intensas em áreas vulneráveis ​​como São Paulo ou Rio de Janeiro, a possibilidade no futuro dy también desastres naturais associados a fortes chuvas, como deslizamentos de terra y también inundações em áreas urbanas e rurais, também aumenta", adverte.