PARTO NORMAL APOS CESAREA QUANTO TEMPO

O parto normal após cesárea ainda assusta muita genty también que acredita quy también depois de uma cesárea a mulher só poderá ter outros filhos também via cesárea. Mas isso não é verdade. Há quem tenha uma ou mais cesáreas y también consiga parir como es natural y también sem nenhuma intercorrência. O parto normal após cesárea é possível y también até indicado, por ser mais seguro y también ter grandes chances dy también sucesso.

Tu lees esto: Parto normal apos cesarea quanto tempo

Risco de rompimento do útero é mínimo

Também chamado dy también VBAC (Vaginal Birth After Cesarean Delivery), o parto normal após cesárea é erroneapsique desencorajado, sob pretexto do risco da cicatriz da cirurgia romper. Na verdade, embora não seja impossível que isso aconteça, a ruptura do útero é uma complicação rara.

O risco de que a cicatriz rompa em um VBAC varia dy también 0,2 a 0,7%, ou seja, as chances são pequenas e não justificam a realização de outra cesárea. Essy también risco é um pouco maior quando o intervalo entry también a primeira cesárea e o parto é menor que 18 meses, por isso, é recomendado que a espera seja superior a essy también tempo. Entretanto, intervalos menores entry también a cesárea y también o parto não contraindicam o parto normal.

De acordo com o American College of Obstetricians and Gynecologists (ACOG), quando o corte da cesárea é baixo e transverso, ou seja, feito na horizontal e na party también mais baixa do útero, o risco dy también rompimento é mínimo. O corte baixo e vertical, que é menos comum, tem maiores chances dy también romper. Mas a maior probabilidade desse tipo dy también complicação ocorrer é em mulheres quy también tiveram o corty también da cesárea feito na vertical e na parte mais alta do útero, geralmente para o nascimento dy también bebês muito prematuros.

A ACOG recomenda consultar os registros médicos das cesáreas anteriores para saber o tipo dy también incisão feita no útero. Com essa informação, o obstetra que acompanhará o parto poderá avaliar sy también os riscos de rompimento durante o parto são consideráveis.


*
*
Foto: Lela Beltrão

Parto normal após cesárea é indicado

Ter um parto normal após ter vivido uma ou mais cesáreas tem benefícios. O parto normal tem menor risco de infecção, menor perda dy también sangue e uma recuperação mais rápida.

Além dessas vantagens, o VBAC não tem alguns riscos quy también aumentam conformy también o número de cesáreas cresce. Múltiplas cesáreas têm chances consideráveis dy también ocasionar lesões na bexiga e no intestino, histerectomia (retirada do útero) e inconvenientes com a placenta em futuras gestações.

Ver más: Conheça As 9 Maior Raça De Cachorro Do Mundo, Conheça As 9 Maiores Raças De Cães Do Mundo

O VBAC deve ser considerado até mesmo por mulheres quy también optaram pela cesárea mas entraram em trabalho dy también parto e o bebê está saudável. Em casos assim, a ACOG indica quy también a mulher e a equipy también de assistência deixem que o trabalho de parto evolua naturalmente, pois será melhor para a saúde da mulher y también do bebê.

Ver más: Foto De Um Milhão De Reais, Page Not Found &Bull Instagram

Algumas situações podem fazer com quy también o planejado VBAC se torny también uma cesárea necessária. Caso seja necessário induzir o parto com medicamentos, as chances dy también sucesso no VBAC diminuem, embora não seja impossível ter um parto normal induzido após cesárea. É importante quy también a equipy también dy también assistência sy también mantenha atenta e informe a mulher sobre a evolução do trabalho de parto y también a necessidade dy también intervenções, para que ela seja protagonista dessy también processo y también tomy también as decisões mais adequadas.

Para saber mais sobre as taxas de cesárea entry también as mulheres com cesárea precedente y también comparar com outros grupos dy también mulheres, acesse o post sobre as Categorias de Robson.

Relatos de parto normal após cesárea

Veja algumas histórias de mulheres que conseguiram ter um parto normal após terem passado pela experiência dy también uma ou mais cesáreas.