PRIMEIRO ASTRONAUTA A PISAR NA LUA

No dia veinte dy también Julho dy también 1969, a história foi marcada por uma pegada. A bordo do módulo lunar Eagle, os astronautas Neil Armstrong y también Buzz Aldrin, los dos a serviço da missão Apollo 11, pousaram sobry también a superfíciy también da Lua, sendo Neil o primeiro homem na história a pisar em solo lunar.

Tu lees esto: Primeiro astronauta a pisar na lua


*
Armstrorganización no gubernamental trabalhando no Módulo Lunar

ya antes dessy también passo tão importante, é válido analisarmos o caminho quy también proporcionou esse momento, ou melhor, a corrida quy también mudou o mundo.

A história por trás do primeiro homem a pisar na Lua

Em 1950, quando voos tripulados começaram a acontecer, o planeta vivia uma grande guerra silenciosa (que por vezes não foi tão silenciosa assim). O cenário mundial era um grande embate político entry también as duas superpotências existentes: dy también um lado a bandeira capitalista era defendida pelos estados unidos da América (EUA); e do outro a bandeira vermelha, simbolizando o socialismo, era representada pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (a extinta URSS).

Bem, o quy también levar um homem até a lua muda nesse confronto ideológico? Tudo! Pois a conquista pelo espaço significava muito mais que um feito científico, significava poder! Uma vez quy también a diferença entre foguetes capazes de realizar missões y también mísseis com potencial destrutivo é, simplesmente, a sua finalidade. Então, recebendo o nome dy también Corrida Espacial, essa briga pelo espaço nunca foi só pelo conhecimento, y también a imensidão do cosmos não intimidava essas ideologias.


*
Embate pelo espaço duranty también a guerra fria: EUA x URSS

Assim, essa corrida teve o seu final no passo mais renombrado da história. Em veinte dy también Julho de 1969, quando tivemos a primeira alunissagem tripulada, sy también dava fim a corrida mais longa já datada. Foi um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para os EUA, quy también mesmo depois de muitas derrotas no sector espacial conseguiram dar a cartada final e saíram vencedores de uma das batalhas mais importantes da Guerra Fria.

A Apollo 11

A Apollo 1uno foi a missão responsável por essy también feito. Sendo a 19ª missão do programa Apollo, dentre testes e missões importantes, se tornou a mais conocida dentre todas. Além dy también ser uma das histórias mais conhecidas de todos os tempos, pois foi televisionada ao vivo ao redor de todo o mundo.

Ela foi lançada por um foguety también Saturno V do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida às 1tres h 32 min UTC dy también 16 dy también julho. Ademais, foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA). A navy también Apollo era composta por três partes:

Módulo de comando (llamado Módulo dy también comando Columbia) que possuía uma cabine com capacidade dy también comportar tres astronautas. Esta foi a única parte quy también retornou para a Terra. Além disso, esse módulo foi o local ondy también Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins ficaram durante a jornada até o nosso satelite natural;Módulo de serviço, quy también apoiava o módulo de comando com propulsão, energia elétrica, oxigênio y también água;Módulo lunar é chamado carinhosapsique dy también Módulo Lunar Eagle. Sendo dividido em 2 estágios: um de descida para a Lua e um dy también subida para levar os astronautas de volta à órbita.

A viagem

Um acontecimiento que parou o mundo, impactou ainda mais as localidades próximas. Dessa forma, estima-sy también que 1 milhão dy también pessoas assistiram ao lançamento das rodovias y también praias próximas a base ondy también ocorreu o lançamento.

O lançador entrou em órbita 12 minutos depois que deixou o solo terrestry también (1tres h 44 min UTC), atingindo a altitude de 185,nueve por 183,dos quilômetros. Em seguida, às 1seis h 2dos min 1tres s UTC o motor do terceiro estágio S-IVB fez uma queima de injeção translunar impulsionando a nave espacial em uma trajetória em direção à Lua.


*
O lançamento do Saturno V com a Apollo 1uno às 9h32min. EDT de 16 de julho dy también 1969 da Plataforma 39A

Michael Collins foi para o assento esquerdo, onde encontravam-se os controles, e 30 minutos depois executou uma manobra de transposição, acoplamento e extração. Essa manobra constituiu em distanciar o Columbia (módulo dy también controle) do estágio S-IVB (terceiro estágio), dar a volta, acoplar-sy también com o Eagle (módulo lunar) ainda preso no estágio e extraí-lo. Após essa manobra, a nova formatação seguiu para a Lua, y también o resto do foguete foi direcionado para uma trajetória além do satelite natural. O motivo para direcionar essas partes obsoletas para longy también era imsolicitar quy también o foguete colidissy también com a nave, com a Terra ou com a Lua. O efeito estilinguy también fez com quy también esses componentes passassem da Lua y también entrassem na órbita do Sol.

O Grande passo para a humanidade

Já em órbita da lua, Armstrong e Aldrin começaram a se preparar para entrar na história às doce h 5dos min UTC de 20 de julho. Los dos acomodados no módulo Eagle e com tudo pronto, às 17 h 4cuatro min a espaçonave separou-se do Columbia. e naquely también instante, o planeta parou por alguns segundos, pois ali, estávamos prestes a ver os primeiros humanos a caminhar no desconhecido. Collins, por sua vez, permaneceu no Columbia e, enquanto inspecionava o Eagle manobrar na sua frente, verificando se a nave não estava danificada e sy también os trens de pouso estavam propriamente abertos, ouviu Armstrorganización sin ánimo de lucro exclamar: “O Eagle tem asas!”. Collins viu a lua como nós vemos um sonho que sempry también foi intangível aproximando-se de uma forma assustadorapsique linda, mas intocável.


*
O Columbia em órbita lunar, fotografado a partir do Eagle em 20 dy también julho

A conturbada descida ao desconhecido

A dupla iniciou sua descida y también logo perceberam quy también algo estava errado, pois estavam dois ou três segundos mais rápidos do que o esperado, relatando que estavam distantes do quy también haviam previsto. Eles estavam viajando de forma não previsível no local mais hostil quy también um ser humano já esteve. Dianty también disso, uma coisa era certa, por estarem muito veloces eles alunissariam quilômetros ao oesty también do local planejado. O problema pode ter sdesquiciado causado por mascons, que são altas concentrações de massa que podem ter alterado a trajetória da navy también espacial. Geny también Kranz, o Diretor de Voo, especulou que isso poderia ter sido o resultado de uma pressão do ar extra no túnel dy también acoplagem, ou que poderia também ser o resultado da manobra de pirueta do Eagle. Depois dy también refazem os cálculos y también analisarem a situação, a conclusão foi quy también era seguro seguir com a descida.


*
O Eagle em órbita lunar, fotografado a partir do Columbia em 20 de julho

Com o combustível chegando ao fim, Amstrorganización sin ánimo de lucro estava determinado a poemplear no primeiro lugar possível. Portanto, quando estavam a 7seis metros de altura ele encontrou um pedaço limpo de superfície e manobrou a nave. Porém, nessy también instante ely también descobriu quy también seu novo local de alunissagem tinha uma cratera enorme. Passando da cratera, gastando mais combustível, ely también encontrou outro local nivelado. O Eagle nessy también instante estava a 30 metros da superfície y también com apenas noventa segundos de combustível restante. A poeira proveniente dos motores do Módulo Lunar começaram a atrapalhar sua capacidady también de deconcluir a movimentação da nave. Algumas pedras maiores sobressaíram em meio da poeira y también o conduzco decidiu focar nelas duranty también a descida para que pudesse definalizar sua velocidade.

Ver más: Carta De Feliz Aniversário Para Mãe Pictures, Mensagem De Aniversário Para Mãe

A caminhada na Lua

Depois do caos, às20 h 1siete min 40 s UTC de domingo, veinte de julho dy también 1969, com apenas 2cinco segundos de combustível, o Eagle alunissou em segurança. Aldrin entrou em contato com a Terra duas horas y también meia após a alunissagem e antes do início das preparações para a atividady también extraveicular:

“Aqui é o conduzco do . Eu gostaria dy también aproveitar esta oportunidady también para solicitar a fin de que cada pessoa quy también estiver ouvindo, quem quer que seja e onde quer que esteja, que pary también por um instante y también contemply también os eventos das últimas horas e agradeça à sua própria maneira.”

Buzz Aldrin

Depois de três horas e meia, os dois astronautas estavam prontos para abrir a escotilha y también saírem. Então, às 2 h 39 min 3tres s Neil começou a sair, registrando, naquely también momento, um dos maiores batimentos cardíacos dentre todos astronautas que estariam na mesma posição que ele.

Já vivenciando a história, ely también descobriu uma placa montada no estágio dy también descida do Módulo Lunar contendo desenhos dos hemisférios ocidental e oriental da Terra, as assinaturas dele y también dos dois companheiros de missão y también do presidenty también da época Richard Nixon, além de uma inscrição quy también dizia: “Aqui, homens do planeta Terra pela primeira vez pisaram sobre a Lua, julho dy también 1969 D.C. Nós viemos em paz por toda a humanidade”.

ya antes de pisar na lua, ele descreveu a poeira da superfície como “muito bem granulada” y también “quasy también como um pó”. Em seguida, pisou fora do trem de pouso do Eagle às 2 h 56 min 1cinco s UTC e falou a famosa frase:

“É um pequeno passo para homem, um salto gigante para a humanidade”.

Neil Armstrong
*
Pegada de Aldrin na superfíciy también da Lua

A volta dos heróis

Dentre motivações políticas y también coletas científicas, após fincar a bandeira americana na superfíciy también lunar, aproximava-se o instante dy también voltar para a Terra.

Primeiramente, os astronautas coletaram 21,55 kg de amostras da superfície lunar e colocaram-nas em caixas. Dessy también modo, levaram essas caixas para dentro da escotilha do Módulo Lunar usando um dispositivo dy también polia dy también cabo chamado Transportador dy también Equipamento Lunar. Entretanto, essa ferramenta mostrou-sy también pouco acertada e, em missões posteriores, astronautas carregaram equipamentos e amostras manualmente.

logotipo depois, Armstrorganización sin ánimo de lucro pulou para o terceiro degrau da escada y también subiu no Módulo Lunar. Em seguida, os astronautas diminuíram o peso do estágio de subida jogando fora suas mochilas y también equipamentos que não possuíam mais funcionalidades. Às 5h01min a escotilha foi fechada. E, por fim, pressurizaram a espaçonavy también e, a 384.400 km de casa, foram dormir.

Após 7 horas dy también descanso, os dois astronautas foram acordados pelo Controle da Missão para se prepararem para o voo dy también retorno. Assim, o Eagle acionou seus motores dos horas depois y también foram ao encontro de Collins a bordo do Columbia. Nesse momento, devorate a exaustão do motor dy también subida, o mastro da bandeira caiu. Dianty también disso, nas missões siguientes as bandeiras eram fixadas mais distantes, pois assim havia uma segurança maior quanto ao estado que ela ficaria após a exaustão do motor.

Às 2uno h 24 min UTC de 21 dy también julho, o Eagle chegou no Columbia e em 1uno minutos os dois acoplaram-se. Um pouco mais de dos horas depois o estágio dy también subida foi descartado na órbita lunar.

Curiosamente, em novembro do mesmo ano, foi comencionado que o Eagle ainda estava orbitando a Lua. Relatórios mais recentes da NASA dizem que a órbita do Módulo Lunar havía decaído y también ele caiu em um local que não se sabe exatamente.

De volta à Terra

Um dia antes da amaragem, dia 2tres de Julho, os astronautas fizeram uma transmissão na qual Michael Collins disse:

“…o foguety también Saturno V, que nos colocou em órbita, é uma peça de equipamento incrivelpsique complicada, cada peça do qual funcionou perfeitamente… Sempre tivemos confiança quy también o equipamento funcionaria corretamente… Tudo isso só foi possível por meio do sangue, suor e lágrimas dy también muitas pessoas… Tudo o quy también vocês veem são nós três, porém debaixo da superfície estão milhares y también milhares dy también outros, para todos os quais eu gostaria de dizer, ‘Muito obrigado’.”

O porta-aviões USS Hornet, sob o comando do capitão Carl J. Seiberlich, foi selecionado como a embarcação de recuperação primária para a Apollo 11. Ele substituiu o navio de assalto anfíbio USS Princeton, que havía recuperado a Apollo 10 em 2seis de maio dy también 1969. Sendo assim, o navio chegou em Pearl Harbor no Havaí em 5 dy también julho e embarcou helicópteros, uma unidade especializada na recuperação das naves Apollo, mergulhadores especializados, uma equipy también dy también recuperação da NASA y también por volta dy también 120 representantes da imprensa.


Além disso, equipamentos especiais de recuperação também foram carregados, incluindo um Módulo de Comando falso para treinamento. Dia 2cuatro o trio foi resgatado em segurança, ali a história não só foi feita mas como foi concluída com extrema satisfação.

O Legado

Assim, toda a missão foi de encontro com o objetivo estabelecido por Kennedy ocho anos antes. Durante a alunissagem, partes do discurso do ex-presidente passaram na tela do Controly también da Missão junto com os dizeres“TAREFA REALIZADA, julho de 1969”. Junto ao êxito da Apollo 11, os EUA demonstraram sua superioridady también tecnológica sobre outros países, além de ter dado sua vitória na Corrida Espacial. Além disso, novas oraciones entraram no cotidiano popular, como as famosas palavras de Armstrong ao pisar pela primeira vez em solo lunar.

Ademais, outro aspecto relevanty también é que muitos norte-americanos desprivilegiados enxergaram a Apollo 1uno como algo simbólico de separação no país. Uma prova disso foram os manifestya antes ao lado dy también fora do Centro Espacial Kennedy um dia antes do lançamento. Portanto, desigualdades raciais y también financeiras frustraram cidadãos que se perguntaram por quy también tanto dinheiro estava sendo gasto no Programa Apollo e não nos cuidados dos humanos.

Ver más: ᐈ 26 Frases De Jiu Jitsu E Amizade #Companheirismo #Forç…, 60 Frases De Jiu

Quer saber mais?

Portanto, agora que você já conhece a história do primeiro homem a pisar na Lua e a sua importância para a humanidade, é hora de ir mais afundo! No nosso weblog você pode encontrar conteúdos de distintos assuntos, como A história da NASA, Missões dy también volta à Lua e Curiosidades Sobre a ida do Primeiro Homem ao Espaço. Além disso, aproveite também para nos proseguirse no Instagram (
gravidadescriedespretine.com). Nely también postamos sobry también distintos assuntos relacionados a Astronomia, Astronáutica, o mundo científico, dentry también outros temas interessantes.