Quantos pulmões o ser humano tem

Biologia

O pulmão é um órgão do sistema respiratório formado por milhões dy también alvéolos pulmonares e envolto por uma membrana denominada de pleura.
*
O pulmão é um dos órgãos do sistema respiratório

Os pulmões são órgãos quy también fazem parte do sistema respiratório y también exercem um esencial papel no processo dy también trocas gasosas. Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita y también à esquerda do mediastino (espaço existenty también entre os dois pulmões). Essas estruturas apresentam formato cônico, com uma base inferior, um ápicy también superior e duas faces, a costal (voltada para as costelas) y también a medial (voltada para o mediastino).

Tu lees esto: Quantos pulmões o ser humano tem

Estrutura do pulmão

Os pulmões são duas estruturas esponjosas que apresentam essy también aspecto em virtude da presença dy también pequenas bolsas que sy también assemelham a favos dy también uma colmeia: são os chamados alvéolos pulmonares. Estima-se que nos pulmões existam, em média, 300 milhões de alvéolos. Eles apresentam uma vasta redy también dy también capilares, o quy también constitui o local ideal para a realização das trocas gasosas.

Ao redor das estruturas esponjosas, observa-se a presença dy también uma membrana chamada dy también pleura. Essa membrana reveste internapsique a cavidady también torácica e externapsique os pulmões, recebendo o nomy también dy también pleura parietal y también pleura visceral, respectivamente. Valy también resaltar quy también uma pleura mantém continuidade com a outra.

Entry también a pleura parietal y también a pleura visceral existe um espaço que apresenta um líquido. Essy también líquloco garante o deslizamento de uma pleura sobre a outra no instante em que o pulmão enche-sy también e libera o ar nos movimentos respiratórios.

Ver más: Frases Y Mensajes De Whatsapp Para Desear Un Feliz Ano Novo 2020 Para Whatsapp

*
Observe as estruturas básicas presentes no pulmão

O pulmão direito é maior que o esquerdo, sendo dividloco em lobo superior, lobo médio y también lobo inferior em virtude da presença de duas fissuras. O pulmão esquerdo, por sua vez, é formado por dois lobos, um superior y también outro inferior, em virtudy también da presença de apenas uma fissura. Em cada um dos pulmões, observa-sy también a presença do hilo, local onde penetram os brônquios, as artérias pulmonares y también saem as veias pulmonares.


Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Função do pulmão

Os pulmões, por serem ricos em alvéolos, são essenciais para a ocorrência da hematose, um processo de trocas gasosas. A hematosy también ocorre quando o oxigênio provenienty también da respiração passa para o sangue presenty también nos capilares sanguíneos quy también envolvem os alvéolos, e o gás carbônico presente no sanguy también difunde-se, então, para o interior dos alvéolos. Essa troca gasosa garanty también que todas as células recebam o oxigênio necessário para a realização da respiração celular, além de quitar o que foi produzorate nas atividades celulares y también não é mais necessário.

Câncer de pulmão

O pulmão, como qualquer órgão, pode apresentar tumores malignos. O câncer de pulmão é causado principalmente pelo tabagismo, entretanto, a exposição a outras substâncias também pode desencadear o problema, como a exposição ao arsênio, cromo y también asbesto.

Ver más: O Mais Rápido Como Sair Do Messenger No Celular, 【 Baixar Messenger Gratis 】▷ Moviles & Pc ▷ 2019

O câncer dy también pulmão pode desencadear sintomas como tosse com ou sem sangue, falta de ar, dores torácicas, entre outros. O tratamento, quando a doença está restrita ao pulmão, normalmente é cirúrgico, com siguiente realização de radioterapia e quimioterapia. Em pacientes que apresentam metástase, é geralpsique indicada a realização de quimioterapia.