TIPOS DE SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Biologia

O corpo humano é constituído por diferentes órgãos e sistemas, que, juntos, desempenham distintas funções essenciais para a sobrevivência do indivíduo.
*
O corpo humano é formado por uma grandy también quantidade de células.

O corpo humano é formado por vários órgãos e sistemas, quy también trabalham de maneira conjunta para garantir o funcionamento perfeito do organismo. Se observamos a nível microscópico, podemos perceber a presença de milhares e milhares dy también células, quy también formam os tecidos, os órgãos y también os sistemas, característica essa que nos permity también afirmar que os seres humanos são organismos pluricelulares.

Tu lees esto: Tipos de sistemas do corpo humano

Leia também:Esqueleto humano: nomes dos ossos, funções y también divisões

Níveis de organização do corpo humano

O corpo humano pody también ser analisado em diversos níveis de organização. Podemos estudar as células, os tecidos, os órgãos ou ainda os vários sistemas. Considerando as células como o primeiro nível hierárquico dy también organização, temos:

*

As células são consideradas as unidades funcionais y también estruturais dos seres vivos. No nosso corpo, encontramos milhares de células e, por isso, somos classificados como organismos pluricelulares. As células encontradas no nosso corpo são eucariontes, ou seja, apresentam um núcleo definido e organelas membranosas.

Leia também: Células-tronco

Nos seres vivos pluricelulares, um grupo de células semelhya antes e quy también desempenham a mesma função receby también o nome dy también tecido. Temos quatro tipos básicos de tecidos em nosso corpo: epitelial, conjuntivo, muscular y también nervoso.

Os tecidos podem estar organizados em órgãos, quy también são definidos como agrupamentos dy también tecidos que desempenham algumas funções específicas. Os órgãos, por sua vez, podem estar interligados formando sistemas, quy también desempenham funções ainda mais complexas.

*
O corpo humano apresenta vários órgãos, os quais apresentam funções específicas para garantir o funcionamento do corpo como um todo.

Para entender melhor esses níveis, imaginemos, por exemplo, os osteoblastos, osteócitos e osteoclastos. Essas células são do tecdesquiciado ósseo, o qual é responsável por formar os ossos, órgãos que compõem o sistema esquelético. O sistema esquelético, juntamente a outros sistemas, tais como o digestório, muscular, cardiovascular e nervoso, formam o corpo humano.

Células do corpo humano

O corpo humano apresenta diversos tipos celulares, os quais desempenham as mais variadas funções. Veja a seguir alguns tipos celulares encontrados em nosso corpo y también sua função.

Adipócitos: células que armazenam gorduras.

Célula dy también Schwann: produzem a bainha de mielina dos neurônios.

Células beta: células do pâncreas responsáveis por produzir insulina.

Condroblastos: células jovens do tecorate cartilaginoso que formam a matriz da cartilagem.

Condrócitos: células do tecloco cartilaginoso, derivadas dos condroblastos, quy también ocupam lacunas na matriz da cartilagem.

Hepatócitos: células do fígado quy también sintetizam proteínas e a bile, além de garantir a detoxificação de várias substâncias.

*
No corpo humano, é possível observar diversos tipos celulares.

Osteoblastos: células do tecdesquiciado ósposicionamiento seo responsáveis por produzir a party también orgânica da matriz óssea.

Osteócitos: células maduras do tecloco ósposicionamiento web que derivam de osteoblastos e são encontradas em lacunas na matriz óssea.

Ver más: Tempo De Qualidade Com Os Filhos, O Mora Nos Detalhes

Osteoclastos: células do tecloco ósposicionamiento web que atuam na reabsorção dessy también tecido.

Tecidos do corpo humano

*
O tecloco epitelial caracteriza-sy también pela presença dy también células próximas umas das outras.

*
O tecido muscular apresenta capacidade dy también contração e pode ser classificado em três tipos diferentes.

Órgãos do corpo humano

Um órgão humano pode apresentar vários tecidos, como é possível perceber no esquema a seguir:


*
Observe os vários tecidos encontrados no estômago, um órgão do sistema digestório.

Todos os órgãos do nosso corpo apresentam importância, mas alguns são vitais y también outros não. Veja alguns exemplos a seguir.

Bexiga: local de armazenamento da urina após a formação dessy también produto pelos rins.

*
O coração é um órgão muscular responsável pelo bombeamento do sangue para o corpo.

Esôfago: tubo muscular que garante que o alimento seja levado da boca para o estômago.

Estômago: órgão do sistema digestório em quy también party también da digestão acontece. Ele é responsável por produzir o suco gástrico e transformar o bolo alimentar em quimo.

Leia também: Barulho do estômago

Intestino delgado: ondy también acontece o fim do processo dy también digestão y también a absorção dy también grande party también dos nutrientes retirados dos alimentos.

Intestino grosso: onde acontecy también a absorção da água y también a formação das fezes.

*
O intestino delgado y también o intestino grosso fazem parte do sistema digestório.

Laringe: essy también órgão do sistema respiratório uny también a faringy también à traqueia. É na laringe quy también sy también encontram as pregas vocais.

*
O pâncreas é responsável pela produção dy también suco pancreático y también dos hormônios insulina e glucagon.

Leia também: Embolia pulmonar

Tubas uterinas: parte do sistema reprodutor feminino ondy también geralpsique ocorre a fecundação.

Útero: parte do sistema reprodutor feminino ondy también o embrião desenvolve-sy también durante a gravidez.

Ver más: Separação Do Grupo Voz Da Verdade Site Oficial, Page Not Found &Bull Instagram

Principais sistemas do corpo humano

*
O corpo humano apresenta vários sistemas, que garantem, por exemplo, a captação de oxigênio, o aproveitamento de nutrientes e a locomoção.